segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Acordar às 3h - Relógio biológico - Respeitar seu funcionamento corporal

Giallo - Pexels


Sempre questionei se TODOS os organismos humanos seguiriam, necessariamente, um mesmo padrão de descanso. Sigo acreditando que não. Ainda não encontrei nenhum estudo ou pesquisa relacionando a hora do nascimento com o horário de sono, mas percebo que muitas pessoas sentem sono em horário diferente.

Minha teoria é que, os que nasceram após a meia noite têm a tendência a ir dormir mais tarde, uma determinada dificuldade em conciliar o sono no horário previsto aos compromissos determinados pela sociedade, como escola, trabalho, etc..

Depois de muitas décadas sem me adaptar direito ao 'horário socialmente aceito', agora que aposentei posso, finalmente, seguir meu padrão biológico individual. Começo a sentir sono entre 1 e 2h da madrugada (nasci neste horário) e minha atividade mental se intensifica  após anoitecer. Sempre foi assim.

O que considero libertador é o conhecimento das atividades de nossos órgãos internos, o que diz diretamente dos horários de alimentação (que muitos chamam hoje de jejum intermitente), sugestão-teoria a que me adaptei sem esforço.


Funcionalidade dos órgãos

A MTC - Medicina Tradicional Chinesa divide as 24 horas do dia em três períodos de 8h cada. Mais ou menos assim:

- 12h às 20h = nutrição (alimentar-se, portanto, engloba este horário)

- 20h às 04h = absorção dos nutrientes, processamento do aparato digestivo, produção do sangue, etc.

- 04h às 12h = eliminação dos resíduos alimentares não aproveitáveis (xixi e cocô).

Conseguindo respeitar este ciclo biológico, aliado a uma alimentação adequada, afirma a MTC, a saúde está garantida.

Ao conseguir respeitar, pelo menos razoavelmente, estas faixas de horário, toda a funcionalidade começa a se equilibrar, a regularizar. 

No início é um pouco desconfortável. Com o transcorrer dos dias, vai se tornando um hábito e o corpo já não requer alimentos sólidos em outros horários.

Tenho como premissa não inflexibilizar comportamentos e práticas. Assim, se em determinado dia acontecer um apelo por alguma alimentação em horário diverso, vou firme. Apenas procuro selecionar coisas leves, especialmente quanto mais tarde da noite for. 

Tomar água, sempre que sentir necessidade, praticamente não interfere e especialmente nos dias quentes, até mesmo se impõe esta necessidade.



Cada órgão tem seu horário de atividade principal - Relógio Biológico


´Relógio Biológico segundo a MTC - Medicina Tradicional Chinesa  (Imagem: Clínica Ventura - SC )


Além destas 3 faixas horárias, há estudos sobre a funcionalidade dos principais órgãos de nosso corpo, englobando 2 horas de atividade cada um. Vou me deter em dois órgãos específicos: a vesícula biliar (das 23h a 1h) e o fígado (da 1h às 3h), já que um trabalha em significativa cooperação direta com o outro. 

Estes dois órgãos, em especial, são os responsáveis pelas emoções, e o fígado, potencialmente, pelas raivas, rancores, ódios, ressentimentos, sentimentos de frustração, de impotência, que, muitas vezes, são 'engolidos', descem "goela abaixo" como se diz no popular, "se engole com farofa".... pra não criar mais problemas.

Vivenciar estas situações, deixá-las aflorar sem censuras, faz com que o fígado não fique viciado, intoxicado (sempre aliado a uma dieta equilibrada, isentando-se de álcool, fumo, gorduras, carnes, leite animal e seus derivados, evitar farinhas brancas e açúcar).

Fígado é considerado, em várias linhas espiritualistas, como a Mônada, a Morada da Alma. Canalização de emoções. 

Do mesmo jeito como as tóxicas, também as emoções, sensações e sentimentos bons afloram quando a vesícula biliar e o fígado estão sendo respeitados e o autoconhecimento, em constante exercício de aprendizado.

Muitas histórias são relatadas em relação às 03h da madrugada. Este horário é identificado como mágico, pois tudo já está 'limpo' em nosso corpo, o trabalho que tinha de ser feito já está feito. Em condições propícias (alimento adequado, pensamentos construtivos), o sono tem tudo para ser de boa qualidade.

Algumas pessoas acordam neste horário e sentem um bem estar incrível. Se você é uma destas pessoas, deixa aflorar. Muitas coisas boas podem ser imaginadas, planejadas. Sem questionar-se, voltar a dormir relaxadamente.

Por uma questão de pura lógica, dá pra perceber a pertinência.

Pessoalmente, é o horário onde efetivamente relaxo, onde fico com uma sensação de serenidade e paz.

 🌷





Para saber mais sobre o Relógio Biológico, clique aqui: https://www.clinicaventura.com/single-post/medicinachinesa

Foto do topo (relógios)https://www.pexels.com/pt-br/foto/acessorio-aco-antiguidade-borrao-859895/

Link deste post: https://diariodaultimaetapadavida.blogspot.com/2020/02/acordar-as-3h-relogio-biologico.html






Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.Também é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui








Nenhum comentário:

Postar um comentário