terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Violência ao idoso e o exemplo que os filhos recebem - Exemplo não é a melhor forma de educar. É a única!

Triste cena. Sobre a demência de alguns mais velhos e a forma como são tratados pelos que deveriam cuidá-los. Fato real: Pastora e cantora gospel agride sogra de 73 anos. Marido filma tudo. O caso aconteceu em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul (Foto: Pragmatismo Político, sem menção de autor ou link compartilhado)




Violência ao idoso e o exemplo que os filhos recebem - Exemplo não é a melhor forma de educar. É a única!



Sabe aquela frase que recomenda: "Escolha bem as sementes! O que você planta, poderá colher na mesma intensidade, ou mais, lá na frente!" - ?

E esta outra frase: "Exemplo não é a melhor forma de educar. É a única!" - ? Dita há várias décadas por Albert Schweitzer, permanece atualíssima!

Hoje fui forçada a lembrar de alguns episódios tristes, devido a uma matéria que li. 

Com pesar, quero deixar registrado um tema delicado e nem tão incomum. É sobre uma pastora evangélica e cantora gospel, péssima mãe, maltrata e se descontrola com sogra de 73 anos! 

Por incrível que pareça, com a anuência do marido, que filma tudo, “pra mostrar aos parentes o que eles estão passando”. 

Mulher, totalmente descontrolada, chega a jogar a idosa ao chão, sem ver o óbvio: Aquela senhora está com demência, nem tem controle da situação, nem avalia a gravidade do que está acontecendo!

Coitada! Cenas deploráveis! A pastora grita muito com a idosa, joga-a no chão, pega a sua bolsa e guarda chuva e joga nela, mandando-a embora!

Por mais difícil que seja lidar com uma pessoa que tem demência, a fragilidade das pessoas que estão nesta situação é atroz! A senhora ainda olha para o filho (que não aparece, pois está filmando) e diz: "E tu só fica olhando, filmando..." Ele não diz nada.

O que as crianças, que a tudo assistem, estão levando como exemplo? Que a mãe pratica a violência para com quem não pode se defender, o que é crime!

Sim, a idosa, com suas (alegadas) implicâncias e agressões verbais (que nem se compara aos gritos da nora!), pode estar irritando muito! Mas, sabendo que uma outra filha está de mudança para ficar com a mãe velhinha, pra que entrar em confronto?

E quanto à profissão que exerce?

Pode uma pessoa assim comparecer ao púlpito e pregar aos demais sobre o Amor que Cristo ensinou, que a tudo perdoa? Por que não evitar o diálogo com a senhora de 73 anos, já que a incompatibilidade está instaurada? E que a solução já está a caminho (ela ir morar com a filha)?

Descompasso emocional deplorável! Sim, cada um sabe de seus limites emocionais, mas, aí, é preciso encontrar uma outra solução, que não a agressão e a violência!!!

Outro dia assisti a um video sobre Alzheimer, editado pela FIOCRUZ, que traz informes importantes. Ainda achei fraquinho na questão dos maus momentos, onde há xingamentos e impropérios por parte do idoso(a) doente, mas precisamos de tudo que agregue para tornar o dia a dia mais ameno.

O que as autoridades vão fazer agora, diante desta exposição de maus tratos?


A agressora, Lucimara Pires, de 34 anos, declarou na delegacia, onde foi prestar depoimento:

“A mãe do meu esposo é muito transtornada, aparentando um descontrole anormal, me agrediu sem motivos, com muitos insultos. Fui obrigada a respondê-la, sem qualquer violência. Não houve nenhuma agressão física”, disse, mentindo, pois as imagens são claras!

Se sabe que a sogra está transtornada, fica a pergunta: alguém a levou ao médico? Ela está tendo acompanhamento? Tomando medicamentos? Quais os cuidados especiais?

Ela chamou a violência de “pequeno incidente”....

Lamento por tudo, também pelas pobres pequenas crianças, que estavam na mesma sala e assistiam, mudas, aquelas cenas tristes... Claro que estão internalizando, em suas cabecinhas infantis, que "é assim que se trata os velhinhos".... Senhor! 

Mais tarde, quando os filhos crescidos agem do mesmo jeito, ninguém quer entender! (Já escrevi em outro blog sobre isto).

Este círculo vicioso de dor, sofrimento e agressão precisa ser rompido!
Vamos viver em Paz!

Eu lembrei de meu pai, que, sem ter problemas de memória, foi bastante maltratado pela segunda família que constituiu. Que esteja bem!

Eu lembrei também de minha mãe, que também sofreu de Alzheimer e o desafio que foi enfrentar esta situação. TEM DE BUSCAR RECURSO TERAPÊUTICO ADEQUADO! E nada justifica a agressão, seja física ou verbal, daqueles que se julgam os "normais"... 

Que esteja em Paz! 

Valeu demais todos os bons exemplos que nos deixou, o esforço que fez para nos criar, as inúmeras e edificantes ações que nos legou!

Ninguém pede para envelhecer. É a lei da Vida, cheia de surpresinhas.

Ninguém pede para ficar doente!!! Tem de haver compreensão e entendimento!

Fonte:
Li em Pragmatismo Político (capturei a imagem dali - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2020/01/pastora-evangelica-lucimara-pires-agride-sogra.html ), que trazia a indicação de outra fonte (Correio 24 Horas), sem apresentar o link. 

Link deste post: https://diariodaultimaetapadavida.blogspot.com/2020/02/exemplo-nao-e-melhor-forma-de-educar-e.html


Querendo, leia também:


Lembre-se: só podemos mudar a nós mesmos, nunca os outros.


Link: http://marisejalowitzki.blogspot.com/2019/12/5-dicas-para-aumentar-as-chances-de-ser_19.html






Marise Jalowitzki é mãe, avó, sogra, irmã, tia, filha, neta, amiga, cidadã.Também é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas.Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano. Querendo, veja aqui







Nenhum comentário:

Postar um comentário