segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Ressignificando o Dia dos Mortos

 


Bem, hoje, decididamente, excluo de  minha mente a sensação de tristeza que costuma acometer a tantos no Dia dos Mortos.

Especialmente em um ano onde tantas mortes aconteceram.

Na minha infância era um dia de reverência, não de choro. Assim como era no Dia da Crucificação de Cristo.

Dias instituídos, marcados "para as pessoas se lembrar", diziam os religiosos.

Eu lembro muitas e muitas vezes durante o ano. E isto vai continuar. Momentos de saudades, de lembranças felizes, tristes e de raiva. Sim, pois ninguém fica perfeito só porque partiu. Ninguém, tendo morrido doente, foi só tristeza. Nem foi intolerante o tempo todo.

Focar nos gestos amenos vale muito.

Celebrar as Alegrias é tão importante!

Cada um faz a sua parte. Cada um faz - ou fez - o seu possível!

Viver bem é uma arte e deve deixar boas sementes e lembranças naqueles que ficam ainda por aqui!

Partir e deixar saudades, lembranças alegres, que fazem nossos entes queridos sorrir quando lembram de nós, é, sem dúvida, a melhor herança que podemos deixar para eles.

No mundão caótico que estamos vivenciando, a cada dia de forma mais intensa, proporcionar e cultivar sentimentos alegres só vão fazer bem, produzem endorfinas, curadoras de tantos males.

Portanto, que tal começar, a partir de agora, realizar o exercício de lembrar mais dos momentos bons daqueles que já se foram?

E comecemos, nós mesmos, a agir de forma mais assertiva, mais acolhedora, mais agradecida em relação aos nossos queridos. No início será difícil para muitos, pois vivemos em um mundo que nos empurra para expectativas, não para a aceitação da realidade.

Sim, temos de enfrentar as coisas com as quais não concordamos.

Porém, resignar-se não significa acomodar-se. É seguir em frente, realizando novas ações que apaziguem nossa Alma.

Particularmente, revendo minhas lembranças, tenho tantas saudades boas, momentos bons dos que se foram! Tantos sorrisos , risos, gargalhadas, abraços, conversas, compartilhamento de alimentos, de desejos de bem aventurança!

Focar neste lado agradável deixa uma saudade boa, de reverência.

Desejo bons sorrisos a todos!

E que a Alma floresça, mais e mais! Afinal, estamos em plena Primavera!

Inspirei-me nesta figurinha do topo, "con las calaveras que ponen arriba"!

Reverência e Gratidão!

E fazer a nossa parte!

Eu já coloquei música boa, flautas andinas (adoro!) e dancei. Rezei. Abracei em pensamento.

 Fui tomar um pouco de sol.

E afaguei, ainda que virtualmente, meus afetos também neste plano.

Cuidar do Jardim das Emocões!







2 comentários: